Monitoramento da fauna no Parque Estadual Rio Canoas avança com nova saída de campo

15/07/2025 13:42

O projeto “Monitoramento da fauna associado ao processo de restauração ecológica no Parque Estadual Rio Canoas” realizou mais uma saída de campo para revisão e manutenção das armadilhas fotográficas instaladas na Unidade de Conservação. Durante a atividade, a equipe realizou a substituição de baterias e cartões de memória, garantindo a continuidade da coleta de dados essenciais para a pesquisa.

O projeto, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN) da UFSC Curitibanos, tem como principal objetivo compreender as contribuições da fauna terrestre no processo de restauração ecológica, especialmente em áreas onde foi realizada a retirada da espécie exótica invasora Pinus taeda L.

Essa iniciativa integra o Projeto REFORMA – Restauração da Floresta Ombrófila Mista, desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU) e financiado pelo Fundo Social do BNDES.

As atividades contam também com o apoio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), da gestão do Parque Estadual Rio Canoas e do Núcleo de Estudos em SocioAgroBioDiversidade (NESBio), reforçando o caráter colaborativo e interdisciplinar do trabalho.