Apresentação de projeto de mestrado na disciplina Seminários II do PPGEAN
A mestranda Ana Luiza De Rosa Castro, bolsista da FAPESC, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN/UFSC), apresentou os resultados preliminares de sua dissertação intitulada “Sistemas Agroflorestais como estratégia de restauração ecológica: uma construção no Assentamento Índio Galdino”.
O estudo integra o Projeto Reforma (@reforma.ufsc), financiado pelo BNDES, que visa a restauração de áreas da Floresta Ombrófila Mista, especialmente no Planalto Serrano Catarinense. No contexto do Assentamento de Reforma Agrária Índio Galdino, o foco é a recuperação das áreas de Reserva Legal.
Ao longo do projeto, diversas metodologias participativas foram aplicadas junto às comunidades locais, reconhecendo os agricultores como protagonistas do processo de restauração. O trabalho busca, portanto, promover a participação ativa desses atores em diferentes etapas da pesquisa e do manejo.
Os próximos passos da pesquisa incluem a proposição de arranjos agroflorestais que integrem o conhecimento tradicional dos agricultores e o contexto socioambiental regional.