Oficinas didáticas promovem troca de saberes no Assentamento Índio Galdino
No último sábado, 28 de junho, vivenciamos mais um importante momento de troca de saberes e experiências no Assentamento de Reforma Agrária Índio Galdino, localizado no município de Frei Rogério/SC.
A atividade contou com a realização de oficinas didáticas organizadas pelos acadêmicos das disciplinas de Conservação e Uso da Biodiversidade, dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da UFSC – Campus Curitibanos. As oficinas foram realizadas no Centro Comunitário da comunidade, reforçando a integração entre universidade e sociedade.
Essa ação integra as metodologias participativas do Projeto REFORMA – Restauração da Floresta Ombrófila Mista, e representa um exemplo concreto do processo de curricularização da extensão nas disciplinas de graduação. O projeto é executado pela UFSC – Campus Curitibanos, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU) e financiado pelo Fundo Social do BNDES.
As oficinas também contaram com o apoio de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN), fortalecendo a interdisciplinaridade entre ensino, pesquisa e extensão.
Agradecemos o apoio das agências de fomento FAPESC e CAPES, bem como a todas as pessoas envolvidas na realização desta atividade, que foi marcada por partilhas significativas e grande engajamento comunitário.
🌱 Nossa gratidão a todos e todas que contribuíram para que esse dia acontecesse!